domingo, 21 de outubro de 2012

Cooperativa Copas processa 15 mil litros de leite/dia

Sede da Copas na rodovia BR 251, em São Sebastião - DF
A Cooperativa Agropecuária de São Sebastião (Copas) tem como objetivos beneficiar e vender o leite produzido na região de São Sebatião, no Distrito Federal.  Com 70% do seu quadro de associados formados por produtores familiares, a Copas processa, em média, 15 mil litros de leite ao dia.

Trabalha com o apoio da EMATER-DF, o que fez com que os produtores tivessem um estimulo a mais para acreditarem que a cooperativa poderia lhe trazer benefícios. A sede da COPAS fica na rodovia BR 251, na altura do km 41, perto do trevo de acesso a Nova Betânia..
A principal função da cooperativa é testar a qualidade do leite, recolher das propriedades, levar para a sede onde o leite será pasteurizado e vendido.
A Copas tem como cliente o Governo do Distrito Federal, que compra esse leite para o PAA - Programa de Aquisição de Alimento, para ser consumido nas creches e escolas como merenda. Além desse mercado institucional, o leite é também colocado no mercado, e outra parte é transformada artesanalmente em queijo, bebida láctea e iogurte.
A Copas conta com caminhões refrigerados que vão até as fazendas a cada dois dias, recolher o leite de produtores cadastrados no programa, não é necessário que o produtor peça transporte, pois isto já está pré-combinado. Antes de misturar o produto de uma propriedade com o da outra é feito um teste de qualidade, para verificar se algum produtor não seguiu os padrões de higiene.
O técnico que coleta esse leite deve deixar assinado em uma espécie de lista de frequência, com a quantidade de leite coletado, data e hora. Esse documento fica com o produtor, para o acerto de contas no final do mês. O técnico também fica com uma via, assinada pelo produtor.O pagamento é feito no final do mês e o valor que o proprietário irá receber é de acordo com o preço do litro do leite.
Depois de alguns estudos a Copas adotou uma nova estratégia onde paga-se uma bonificação de até R$ 0,14 por litro de leite que esteja em perfeita qualidade. Algo que é fácil conseguir se o produtor tomar os mínimos cuidados como higienizar corretamente o animal antes da ordenha e o recipiente de armazenamento. Resultados ótimos estão vindo depois dessa decisão, pois com um leite de qualidade a fábrica pode aumentar a produção em até 20%. Segundo o presidente da cooperativa, Renato Saliba, os resultados são visíveis porque observa-se que na região da sede as pessoas já preferem o leite Copas porque o consideram mais saboroso.

Fonte: Taís Taurisano Tajes

Nenhum comentário:

Postar um comentário