![]() |
| Cooperativa Cortrap realiza coleta atualmente |
As cooperativas e associações que tiverem interesse em atender o MDS têm até dia 21 para levar os documentos necessários ao ministério. A lista de instituições aprovadas será divulgada no dia 27, véspera da audiência, no site do MDS . Os critérios para seleção, assim como a relação de documentos que devem ser entregues pelas organizações estão disponíveis no portal do ministério ou pelo link: http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2012/setembro/projeto-de-selecao-de-cooperativa-mds.pdf
Cortrap espera renovação
Atualmente, a coleta no MDS é feita pela Cooperativa de Reciclagem, Trabalho e Produção (Cortrap). A cooperativa, que surgiu há 11 anos no Distrito Federal, já fazia esse serviço, mas na área externa do ministério. Além do MDS, a Cortrap atende aos ministérios do Trabalho, dos Transportes e da Defesa, além da Presidência da República.
“Como a gente já coletava no Plano Piloto, ficamos com esses ministérios. As outras cooperativas que foram chegando entraram no sorteio”, disse Janilson Andrade, coordenador da Cortrap. A cooperativa trabalha no MDS desde que a Coleta Seletiva Solidária começou e tem expectativa de que o acordo seja renovado outra vez.
Coleta Seletiva Solidária
A seleção de cooperativa para coleta de resíduos em órgãos públicos federais foi determinada pela Presidência da República em 2006, por meio do Decreto nº 5.940, que criou a Coleta Seletiva Solidária.
Com o decreto, os órgãos do governo são obrigados a selecionar cooperativas e associações para realizar a coleta do lixo. A cada dois anos, eles devem selecionar a organização que fará esse serviço, sendo que quatro cooperativas podem ser escolhidas. Nesse caso, há revezamento: cada uma faz o trabalho por seis meses. É possível, ainda, que o acordo entre as associações e os ministérios seja renovado para além dos seis meses iniciais.
Fonte: Agência Brasil

Boa política pública para as cooperativas terem renda e contribuírem com o meio ambiente.
ResponderExcluirSergio