domingo, 30 de setembro de 2012

Cooperativas de reciclagem recebem apoio de escolas e empresas


A escola Criar e Recriar de Maceió (AL) está doando todo o plástico e papel descartados como resíduos para as cooperativas COOPREL e COOPLUM. A iniciativa é motivada pelo programa Coleta Seletiva Inteligente, criado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras OCB-AL e Sescoop-AL- Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. 


Para ampliar seu envolvimento com o Cooperativismo, em 2013 a escola pretende incluir no planejamento de ensino as práticas cooperativistas. “Isso vai contribuir para a construção do projeto “cuidando da vida”, que já existe na escola e nós só vamos reforçar”, explica a diretora da escola, Delane Medeiros Valente. 

Outra adesão ao programa Coleta Seletiva Inteligente vem da Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM). A empresa doa descartes eletrônicos (computadores, teclados, impressoras) para o projeto social da Macrocoop- Cooperativas dos Profissionais de Informática, organização que apoia dezenas de instituições que precisam de computadores. A cooperativa conserta e doa os equipamentos. 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada por Decreto Presidencial, em 23 de dezembro de 2010, define que a partir de 2014 o Brasil precisa estar livre dos lixões a céu aberto. . Também ficará proibido, a partir de 2014, colocar em aterros sanitários qualquer tipo de resíduo que seja passível de reciclagem ou reutilização. Para a superintendente do OCB/SESCOOP-AL, Márcia Túlia Pessoa, o programa de coleta seletiva inteligente quer contribuir para atingir estes objetivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário